CYSNEIROS, P. G. Novas
tecnologias na sala de aula: Melhoria no ensino ou inovação conservadora?
Informática Educativa, Vol. 12, No, 1, 1999 UNIANDES – LIDIE, p. 11-24.
Resumo
O texto está dividido em História da tecnologia
educacional; Inovação conservadora; Internet, informação e educação; Uma
concepção fenomenológica da tecnologia educacional, no qual discutem sobre o
uso das novas tecnologias da informação caracterizado pela inovação
conservadora em educação, aspectos da comunicação na sala de aula que podem ser
transformados, ampliados ou reduzidos com os recursos da informática.
Citações principais do texto
“Nas grandes cidades, as salas de
aula de tais escolas tem pouco espaço físico, são ruidosas, quentes e escuras,
desencorajando qualquer outra atividade que não seja a aula tradicional. A
arquitetura pobre e o mobiliário desconfortável e precário dificultam o
trabalho intelectual de alunos e mestres. São instituições dependentes da
administração central das redes escolares, em contextos de forte dependência da
burocracia cristalizada e das oscilações de quem estiver no poder.”
(p.12)
“O professor encontra-se
sobrecarregado com aulas em mais de um estabelecimento, falta-lhe tempo para
estudar e experimentar coisas novas recebem baixos salários.” (p.12)
“Nossa utopia é sempre tentar
mudar a história futura para melhor, e não defendo posições tradicionalistas ou
contrárias à tecnologia na educação. Vejo as novas tecnologias como mais um dos
elementos que podem contribuir para melhoria de algumas atividades nas nossas
salas de aula. Por outro lado, também não adoto o discurso dos defensores da
nova tecnologia educacional, que mostram as mazelas das escolas (algo muito
fácil de se fazer), deixando implícito que nossos professores são dinossauros avessos
a mudanças. É um discurso tentando nos convencer a dar mais importância a
objetos virtuais, apresentados em telinhas bidimensionais, deixando implícito
que a aprendizagem com objetos concretos em tempos e espaços reais está
obsoleta”. (p.14)
“O fato de se treinar professores
em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que
as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do ensino”.
(p.15)
“Para a formação básica de uma
criança e para resolução dos problemas que alguém encontra no dia a dia, as
informações mais relevantes são aquelas amadurecidas pelas gerações passadas,
pelo tempo, ou aquelas encontradas na própria comunidade, acessíveis através de
meios mais simples como jornais e pelo contato humano no próprio grupo social, não aquilo que está ocorrendo
em Nova Iorque ou em Tóquio e colocado na Internet.
(p.20)
“Dependendo do objeto, do sujeito
(mais ou menos crítico), de sua história e da situação especifica, pode-se
considerar as novas características ampliadas do objeto como mais reais do que
aquelas conhecidas sem a ajuda de instrumentos. Pode-se, assim, confundir as
duas dimensões de continuidade (em essência o mesmo objeto) e diferença
(conhecido parcialmente de outro modo) entre a percepção ordinária e aquela
mediada. Neste sentido, as realidades possibilitadas pelas novas tecnologias da
informação podem ser alienantes, como nos relatos dos viciados em
computadores”. (p.21)
“Esse tipo de construção de novas
formas de ensinar e de aprender, de conhecimentos novos, exigirá do professor
uma atitude permanente de tolerância à frustração e de pesquisa não formal, de
busca, de descoberta e criação, no sentido tratado por Demo. Descoberta de usos
pedagógicos da tecnologia já experimentados por outros, que exige comunicação,
troca, estudo, exploração. Criação no sentido de adaptação, de extensão, de
invenção. Em ambos os casos, fracassos e sucessos são faces da mesma moeda, com
demonstra a história da produção humana de conhecimento e especificamente as
histórias de sucesso em Informática na educação”.
(p.23)
Comentários
(parecer e crítica)
O
uso da informática na educação amplia várias áreas no aprendizado da criança,
além de interagir de forma mais fácil, agradável, compacta. Cabe ao professor
usá-los de uma forma educativa ampliando o conhecimentos dos alunos.
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