Fichamento 1



VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de Almeida. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação n.1, setembro de 1997. p. 45-60.

Resumo
            O artigo se trata basicamente sobre a História da Informática na Educação, no Brasil a informática na educação ainda enfrentam alguns problemas por falta de verba, professores despreparados o que faz com que o sistema educacional não o aprove.
            O uso da informática na Educação nos Estados Unidos e na França teve uma influência bastante relevante para que o Brasil pudesse trazer para as escolas, a de promover a alfabetização em informática (Estados Unidos) ou desenvolver a capacidade lógica e preparar o aluno para trabalhar na empresa (França).
            No decorrer do texto, mostra o desenvolvimento da Informática na Educação dos Estados Unidos e na França e algumas discussões sobre o Programa Brasileiro de Informática na Educação.

Citações principais do texto
            A Informática na Educação no Brasil nasce a partir do interesse de educadores de algumas universidades brasileiras motivados pelo que já vinha acontecendo em outros países como nos Estados Unidos da América e na França.” (1° Parágrafo; A influência de outros países no desenvolvimento da informática na educação brasileira).
“Mesmo nos países como Estados Unidos e França, locais onde houve uma grande proliferação de computadores nas escolas e um grande avanço tecnológico, as mudanças são quase inexistentes do ponto de vista pedagógico.” (2° Parágrafo; A influência de outros países no desenvolvimento da informática na educação brasileira).
            “As mudanças pedagógicas são sempre apresentadas ao nível do desejo, daquilo que se espera como fruto da informática na educação.” (2° Parágrafo; A influência de outros países no desenvolvimento da informática na educação brasileira).

            “Nos Estados Unidos, o uso de computadores na educação é completamente descentralizado e independente das decisões governamentais. O uso do computador nas escolas é pressionado pelo desenvolvimento tecnológico e pela competição estabelecida pelo livre mercado das empresas que produzem software, das universidades e das escolas.” (1° Parágrafo; Informática na educação nos Estados Unidos da América).

            ”Na questão da Informática na Educação, a França foi o primeiro país ocidental que programou-se como nação para enfrentar e vencer o desafio da informática na educação e servir de modelo para o mundo. A perda da hegemonia cultural (e consequentemente da hegemonia econômica) para os Estados Unidos e o ingresso da França no Mercado Comum Europeu levou os políticos franceses a buscarem essa hegemonia através do domínio da essência da produção, transporte e manipulação das informações encontradas na informática.” (1° Parágrafo; Informática na educação na França).

            “A implantação da informática na educação foi planejada em termos de público alvo, materiais, software, meios de distribuição, instalação e manutenção do equipamento nas escolas. Neste planejamento os dirigentes franceses julgaram ser fundamental a preparação, antes de tudo, de sua inteligência-docente.” (4° Parágrafo; Informática na educação na França).

            “Atualmente, o uso do espaço informático em educação articula-se em torno de duas tendências: a interligação dos equipamentos em redes de dados (locais e à distância) e o emprego de equipamentos portáteis. Tal prática tem como objetivo reduzir a necessidade de espaço para os equipamentos, levantando a suposição do fim da "sala de informática" e a reflexão sobre a derrubada das paredes da escola surgindo novos cenários pedagógicos.” (10° Parágrafo; Informática na educação da França).

            “A formação em informática propriamente pedagógica iniciou-se a partir do Plano Informática para Todos (1985). Foram desenvolvidos programas de formação de professores, inicialmente com 50 h de duração, remuneradas, uma vez que se realizavam em períodos de férias escolares. Posteriormente os professores participavam de outras atividades de formação, inclusive estágios de observação e atuação, perfazendo um período de aproximadamente 3 meses. Em 1985 foram preparados 100.000 professores.” (16° Parágrafo; Informática na educação da França).

            “No Brasil, como em outros países, o uso do computador na educação teve início com algumas experiências em universidades, no princípio da década de 70 (ver artigo da Maria Cândida de Moraes).” (1º Parágrafo; As bases para a informática na educação no Brasil).

            “Entretanto, a implantação do programa de informática na educação no Brasil inicia-se com o primeiro e segundo Seminário Nacional de Informática em Educação, realizados respectivamente na Universidade de Brasília em 1981 e na Universidade Federal da Bahia em 1982. Esses seminários estabeleceram um programa de atuação que originou o EDUCOM e uma sistemática de trabalho diferente de quaisquer outros programas educacionais iniciados pelo MEC.” (2° Parágrafo; As bases para a informática na educação no Brasil).

            ”A primeira grande diferença do programa brasileiro em relação aos outros países, como França e Estados Unidos, é a questão da descentralização das políticas. No Brasil as políticas de implantação e desenvolvimento não são produto somente de decisões governamentais, como na França, nem consequência direta do mercado como nos Estados Unidos.” (2° Parágrafo; As bases para a informática na educação no Brasil).

            “A formação de professores do 1º e 2º graus para usarem a informática na educação recebeu uma atenção especial de todos os centros de pesquisa do EDUCOM.” (1º Parágrafo; Formação de professores em informática na educação).

“O microcomputador adotado na maioria das universidades brasileiras e pelos projetos EDUCOMs foi o I 7000 produzido pela Itautec. Ele possibilitava o uso dos caracteres da língua portuguesa e diversos softwares foram desenvolvidos pela Itautec para explorar essas facilidades como o processador de texto Redator e o Logo Itautec desenvolvido em colaboração com a UNICAMP. No entanto, pouco software educativo foi desenvolvido para o I 7000 e esse microcomputador acabou servindo para a produção de texto e uso do Logo. Seu período de vida foi curto e logo substituído pelos microcomputadores PC padrão IBM.” (3º parágrafo; Evolução do computador no Brasil e as implicações na formação de professores).

“As práticas pedagógicas inovadoras acontecem quando as instituições se propõem a repensar e a transformar a sua estrutura cristalizada em uma estrutura flexível, dinâmica e articuladora. No entanto, como isto pode ser possível em projetos de grandes dimensões que atingem todo um país ou, por outro lado, em escolas isoladas? A possibilidade de sucesso está em se considerar os professores não apenas como os executores do projeto, responsáveis pela utilização dos computadores e consumidores dos materiais e programas escolhidos pelos idealizadores do projeto, mas principalmente como parceiros na concepção de todo o trabalho. Além disso, os professores devem ser formados adequadamente para poderem desenvolver e avaliar os resultados desses projetos.” (2° Parágrafo; Conclusões).

Comentários
           
            O texto pôde mostrar como foi a história da informática na educação, e como vem sendo ao decorrer dos anos. O descaso que o governo tem com a educação, ou seja, não oferece qualificação adequada para os professores e também a baixa infraestrutura para os alunos.

           
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário